-
Arquitetos: Informal Design
- Área: 120 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Chao Zhang, Sumi
Estações do ano. Sinta a beleza das quatro estações da Ilha Wild. Localizado na Comunidade Cultural da Ilha Wild de Huizhou, Yanho Kitchen e Bistrô é um restaurante que restaura os sabores das quatro estações do ano com ingredientes simples e um ambiente natural. A Comunidade Cultural que remodelou a arquitetura original por mais de 20 anos, é inspirada no sentido das quatro estações, e delicadamente integra a luz natural com a arquitetura local. A textura arquitetônica cheia de marcas do tempo conta a história de nascimento da Cozinha Yanho e do Bistrô.
Forma. O jardim é a continuação da casa como a grande árvore do meu coração. "Uma semente é plantada no pátio, e uma árvore cresce no coração das pessoas". Quando éramos jovens, havia uma árvore no pátio de cada casa para nos acompanhar desde a infância e compartilhar nosso prazer, raiva, tristeza e alegria em primaveras, verões, outonos e invernos. A oliveira sob a claraboia é onde o arquiteto plantou as sementes da memória do seu pátio de infância.
Harmonia. Naturalmente, a respiração flui. De modo a preservar ao máximo o meio selvagem da arquitetura original, a Cozinha e Yanho enraizada nas ervas daninhas crescidas em excesso é construída em forma de pátio aberto. O espaço interno do restaurante conecta três acessos em diferentes orientações através de um corredor em forma de L, que conecta habilmente o quadrado escalonado e o átrio do jardim antes e depois da edificação. A fronteira entre os espaços internos e externos é ofuscada e a flexibilidade do espaço é revigorada através da grande área de janelas de vidro e de madeira deslizantes e articuladas.
Luz. Espaço para respirar. As mudanças de luz e sombra são maximizadas no espaço. Todas as fachadas e claraboias da arquitetura são configuradas para garantir que a luz natural possa alcançar cada canto. A atmosfera natural do pátio criada pela indefinição dos limites arquitetônicos permite que toda luz suave seja introduzida neste espaço silencioso, onde se pode desfrutar da sensação de estar ao ar livre mesmo no interior. No espaço de transição, a luz se infiltra de diferentes ângulos: os ambientes são preenchidos com a aura da vida quando a luz entra pela claraboia sobre as paredes ásperas; a luz torna-se suave sob a grade cor de madeira para que cada feixe e sombra que caia se torne uma decoração artística no espaço.
Janela. Tomando a praça como uma janela e retratando o crescimento de todas as coisas. Cada paisagem das janelas abre espaço para a natureza, que nunca é fixa, muito menos reproduzida. O arquiteto insere naturalmente cada janela no restaurante permitindo que o verde e a vitalidade de uma folha se espalhem do exterior para o interior, como uma pintura natural vívida. A vida diária e os momentos fugazes no Yanho Kitchen e Bistrô são retratados suavemente. O brotar de novas copas de árvores em primaveras, dias chuvosos nas tardes de verão, folhas mortas caindo no chão em outonos, e o sol, a lua e as estrelas olhando para cima nos invernos.
Qualidade. Tranquilidade e maciez em uma tela natural. Os materiais bege são utilizados para uma textura arquitetônica multicamadas: paredes de terra batida com textura de lama, paredes de gesso com textura de areia e tijolos travertinos com textura de rocha. Diferentes propriedades são derivadas de texturas naturais especiais que acrescentam um pouco de diversão ao espaço. Assim como uma tela simples, a beleza natural que surpreende a cada dia é criada com a natureza ao incorporar elementos naturais como a luz e o clima à medida que o tempo muda.